Mestres do Renascimento: Obras-primas italianas

2013 - finalizado

A mostra inédita Mestres do Renascimento: Obras-primas italianas reuniu 57 obras de um dos mais influentes movimentos artísticos da história da humanidade. Ofereceu um panorama do florescimento cultural dos séculos XV e XVI, que, marcado pela revalorização da cultura clássica, apresentou ao mundo mestres como Rafael, Ticiano, Tintoretto, Leonardo da Vinci e Michelangelo. A exposição esteve em cartaz até 29 de setembro de 2013 no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) de São Paulo, partindo em seguida para o CCBB de Brasília, onde esteve de 12 de outubro de 2013 a 5 de janeiro de 2014.

Ao contrário de outros períodos da história da arte ocidental, o Renascimento demarcou um momento decisivo em direção à modernidade, quando o fazer artístico passou a adquirir o estatuto de uma atividade também intelectual deixando de ser reconhecida apenas como uma habilidade manual. Passaram a ser valorizadas as soluções formais que cada artista realizava promovendo um novo modo de representação espacial agora marcado pelo emprego da perspectiva. 

Há mais de dois anos, tiveram inicio intensas negociações com coleções públicas e privadas da Itália. Todos os obstáculos foram enfrentados pela Base7 e seus parceiros italianos – Civita e Start –, com o intuito de obter autorização para trazer, ao Brasil, um dos mais valiosos patrimônios italianos representados por obras de artistas como Michelangelo, Leonardo da Vinci, Tintoretto, Botticelli, Rafael, Verrocchio entre muitos outros.  Assim como na realização da mostra de Michelangelo Merisi, dito Caravaggio, em 2012, o trunfo para que algumas obras saíssem pela primeira vez da Itália foi demonstrar o quanto o Brasil avançou em competência no que tange à museologia, à qualidade técnica das instituições nacionais, à logística de transporte, montagem e conservação de obras que requerem todo cuidado. A seriedade do trabalho desempenhado foi fundamental para que as instituições nos confiassem suas obras mais significativas.

Muitos esforços foram empenhados para a reunião desse verdadeiro tesouro artístico e cultural da humanidade. Para tanto, faz-se fundamental ressaltar a valiosa parceria com as produtoras culturais italianas Civita e StArt, e com as instituições acolhedoras, Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo e Brasília, que se mostraram essenciais para a viabilização desse projeto.

A compreensão do Ministério da Cultura quanto à importância de aproximar o público brasileiro das grandes obras da história da arte da humanidade materializou-se – como tem ocorrido em outras mostras importantes – em seu apoio decisivo por meio da Lei Rouanet. E a esse apoio somou-se o do governo italiano fosse através do Ministero per i Beni e la Atività Culturali e suas diversas Superintendências regionais, fosse pelos constantes esforços da Embaixada Italiana no Brasil. Mais informações em www.mestresdorenascimento.com.br.

SERVIÇO

CCBB SP

13 de julho a 29 de setembro de 2013
Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo
Rua Álvares Penteado, 112 – Centro – São Paulo – SP 
Segundas, quartas, quintas e sextas das 7h às 23h
Sábados e domingos das 8h às 23h 
Informações: (11) 3113-3651 / 3113-3652 

CCBB DF

12 de outubro de 2013 a 6 de janeiro de 2014 
Centro Cultural Banco do Brasil Brasília
SCES, Trecho 02, Lote 22 - Brasília 
Segundas, quartas, quintas e sextas das 7h às 23h 
Sábados e domingos das 8h às 23h 
Informações: (61) 3108-7600

NOTÍCIAS

Release

Revista Bravo! 

Globo News

Folha de S. Paulo

Estado de S. Paulo