Olfatorium da Estação Ciência

2009 - finalizado

O Olfatorium é um espaço lúdico e interativo que abriga uma máquina que emite aromas e uma exposição que ensina tudo sobre como funciona o sistema olfativo, um dos mais ricos e complexos sentidos do ser humano.

Montado na Estação Ciência da USP, o ambiente de 30 metros quadrados foi concebido e construído em parceria com O Boticário, com o objetivo de proporcionar uma experiência que une conhecimento à relação que os cheiros têm com a nossa memória e emoções, além de desvendar o sentido por meio de artes interativas.

A máquina interativa com aplicação multimídia permite que quatro usuários, simultaneamente, exercitem o olfato e conheçam conceitos básicos sobre características e história de um perfume. O espaço tem uma bancada com explicações sobre o sentido por meio de infográficos e imagens de computação gráfica.

Dois monitores de LCD dão ainda animação às imagens e um painel instalado no local traz curiosidades, como o caminho que o olfato percorre no corpo humano.

O projeto foi inspirado pelo escritor francês Marcel Proust. Em No Caminho de Swann, um dos sete volumes de Em Busca do Tempo Perdido, Proust diz que “o cheiro e o gosto das coisas permanecerão, parados no tempo, como almas prontas para nos lembrar, esperando e desejando seu momento, entre as ruínas de tudo. E firmes mostrarão, na fina e impalpável gota de sua essência, a vasta estrutura da lembrança”.