Hélio Oiticica - Estrutura Corpo Cor

2016 - finalizado

Hélio Oiticica é certamente uma das figuras mais importantes da arte contemporânea no Brasil. A construção de seu trabalho perpassa os diversos suportes na busca do fenômeno e da experiência como características fundamentais da produção artística e das relações que esta estabelece com o mundo.

A exposição, proposta pela Base7, tem como objetivo apresentar em Fortaleza um recorte inédito amplo e cuidadoso do trabalho de Oiticica conduzido pela curadoria de Celso Favaretto e Paula Braga. A essas importantes leituras se soma a cronologia crítica escrita por Ariane Figueiredo do Projeto Hélio Oiticica. Resultados de anos de dedicação à inquietante produção do artista, a exposição e o catálogo, criam um patamar de contexto e interpretação para seus trabalhos, nos mostrando como ainda hoje a obra de Oiticica nos permite as mais variadas abordagens.

A Base7 agradece a todos que colaboraram com essa tarefa por reconhecer que produzir exposição e catálogo com essa qualidade de reflexão é resultado do trabalho afinado das equipes envolvidas. Agradecemos em especial à família Oiticica e ao Projeto H.O por nos garantirem apoio e generosa atenção.

Por fim, agradecemos a parceria com a Fundação Edson Queiroz que - depois das mostras de Beatriz Milhazes e Adriana Varejão - possibilitou mais essa exposição.  É admirável o esforço dessa instituição para apoiar e realizar projetos tão complexos quanto esses e que tem consolidado a importante programação do Espaço Cultural Airton Queiroz contribuindo certamente para a reflexão sobre a produção artística no Brasil.

Serviço
Hélio Oiticica - estrutura corpo cor

Abertura | 26 de janeiro de 2016, às 19h

Visitação | 27 de janeiro a 01 de maio de 2016

A visitação ao Espaço Cultural Airton Queiroz é gratuita e pode ser feita de terça a sexta, das 9h às 19h; sábados, das 10h às 18h; domingos, das 12h às 18h

Espaço Cultural Airton Queiroz – Campus da Universidade de Fortaleza

Av. Washington Soares, 1321 – Edson Queiroz.