Antonio Bandeira | Catalogação Parcial

2015 - em andamento

Depois de Tarsila do Amaral e Alfredo Volpi, a Base7 Projetos Culturais coordena a pesquisa e catalogação parcial do pintor Antonio Bandeira (Fortaleza, CE, 1922 - Paris, França, 1967).

Antonio Bandeira é expoente de uma vertente abstrata que privilegia a gestualidade e a expressão da experiência poética.  Nascido no Ceará em 1922, aos 20 anos já participa da cena cultural de Fortaleza e aos 25 recebe bolsa do governo francês para estudar em Paris. Lá, o jovem artista entra em contato com tendencias abstracionistas. A gestualidade, que já reconhecida nas suas primeiras figurações expressionistas, ganha destaque quando ele passa a se dedicar à abstração. Os títulos de suas obras evocam paisagens urbanas e cenas do cotidiano, abrindo caminho para interpretação lírica dessas composições.

Esta é uma catalogação parcial que se debruçará sobre a produção do artista em pintura em qualquer suporte. O resultado deverá se converter na publicação de dois volumes com fotografia das obras, suas informações técnicas, dados históricos e bibliográficos, além de uma ampla cronologia da vida do artista.

Todas as obras levantadas do artista serão inseridas em um sistema de banco de dados integrado especialmente desenvolvido para isso pela Base7. Esse método permite o cruzamento de diversas informações como histórico de procedência, fortuna crítica e seu percurso de exposições. Após a reunião desses dados, as fichas de cada obra seguem para análise de uma Comissão Técnica, composta por conhecedores da trajetória do artista e historiadores da arte. 

A Fundação Edson Queiroz, mantenedora da Universidade de Fortaleza (UNIFOR), é patrocinadora desta iniciativa bem como do Catálogo Raisonné de Leonilson com o qual a Base7 também contribui na organização e pesquisa.