Adriana Varejão - Pele do tempo

2015 - finalizado

Adriana Varejão - Pele do tempo

A Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, inaugura no dia 25 de agosto a exposição Adriana Varejão – Pele do tempo, no Espaço Cultural Airton Queiroz. Reunindo 32 obras a mostra teve a curadoria de Luisa Duarte e a produção executiva da Base7, que também é editora do catálogo.

Pele do tempo investiga os 30 anos de carreira de Adriana Varejão,  introduzindo o visitante no universo visual de um dos maiores nomes da arte contemporânea brasileira. A partir de objetos de seu ateliê, e obras de outros artistas como Lucio Fontana, Ivens Machado e Iberê Camargo, a exposição permite um mergulho vertical na construção de cada peça, permitindo que o público acesse as referências e entenda a importância delas como ferramenta do processo de criação.

Essa exposição é a segunda esse ano que a Base7 faz junto com a Universidade de Fortaleza, sendo a primeira Beatriz Milhazes - Coleção de Motivos. A especificidade do lugar, de sua coleção e do público gerou em cada uma delas leituras inéditas e instigantes.

É marcante a preocupação em apresentar ao público a dinâmica do trabalho contemporâneo, contribuindo com intrumentos e interpretações que podem embasar novas pesquisas e aprofundamentos nesses trabalhos.

Pela complexidade da obra de Adriana Varejão, seus suportes e sua execução tivemos de por em campo uma grande e multidisciplinar equipe de profissionais. O apoio da artista e sua equipe foi fundamental para nós e por ele somos gratos. Agradecemos também todo o esforço de colecionadores, conservadores e transportadoras, arquitetos e designers, fotógrafos e editoras dos quais sem o trabalho seria impossível compor o discurso proposto pela curadoria.
 
Por fim, mais uma vez agradecemos a confiança do Espaço Cultural Airton Queiroz na figura de seu fundador. É com admiração que enxergamos o afinco de toda a equipe em apresentar para o público de Fortaleza exposições inéditas e com essa relevância. Estamos muito orgulhosos por essa parceria e a possibilidade de fazer parte de um dos programas de exposição mais ativos hoje no Brasil.
 
Serviço
Adriana Varejão – Pele do tempo
Abertura | 25 de agosto de 2015, às 20h
Visitação | 26 de agosto a 29 de novembro de 2015
A visitação ao Espaço Cultural Airton Queiroz é gratuita e pode ser feita de terça a sexta, das 9h às 19h; sábados, das 10h às 18h; domingos, das 12h às 18h
Espaço Cultural Airton Queiroz – Campus da Universidade de Fortaleza
Av. Washington Soares, 1321 – Edson Queiroz.