Europalia | Incorporações

2011 - finalizado

Europalia Arts Festival homenageou o Brasil em 2011. A programação contou com 13 exposições de artes visuais, dentre elas a mostra Incorporações: Arte Afro-Brasileira  Contemporârea, inaugurada em 15 de outubro de 2011, na La Centrale Électrique, em Bruxelas, e ficou em cartaz até 15 de janeiro de 2012.

A curadoria de Roberto Conduru propôs uma reflexão sobre dimensões africanas da sociedade e da cultura brasileiras que têm sido elaboradas recentemente por artistas de variados contextos brasileiros. Assim como os vínculos com a África são inerentes e fundamentais à compreensão da cultura brasileira, as relações com a problemática sociocultural afrodescendente constituem um elemento intrínseco à história da arte no Brasil, podendo ser percebida como uma de suas constantes, particularmente na contemporaneidade, quando a arte no Brasil ampliou seus múltiplos caminhos.

A exposição visou apresentar múltiplas relações com as culturas africanas a partir do Brasil, seja em obras que exploram as dimensões rituais da arte e das religiões afro-brasileiras, seja em obras que querem participar artisticamente da luta pela melhoria das condições sociais dos afro-descendentes, em particular, e dos brasileiros, em geral.

Na primeira parte da exposição, havia uma homenagem ao artista Mário Cravo Neto. Na segunda parte, a mostra apresentava obras em várias mídias, de artistas contemporâneos provenientes de diferentes regiões do Brasil: Alexandre Vogler, Ayrson Heráclito, Caetano Dias, Frente 3 de Fevereiro, Jorge dos Anjos, Marcondes Dourado, Martinho Patrício, Rosana Paulino, Ronald Duarte.