Luise Weiss - Passagens e Memórias

2010 - finalizado

O Museu de Arte de São Paulo, em parceria com a Base7, apresentou a exposição Luise Weiss - Passagens e Memórias, entre 15 de abril a 13 de junho de 2010. A mostra da artista brasileira reuniu 26 pinturas (12 delas inéditas), 21 gravuras, 19 fotografias, uma série de livros, uma série de vídeos, além de textos de Luise Weiss e de um renomado grupo de críticos e artistas plásticos.

Entre imagens de navios, portos, retratos e cenas de despedidas, a exposição permeou a rotina de viajantes e imigrantes como metáfora à condição essencial da existência humana: a vida como passagem. A fotografia - ponto de partida da mostra e de toda a trajetória de Luise Weiss - tem papel fundamental para a construção dessa atmosfera. Fruto em boa parte do arquivo familiar da artista ou de doações de amigos, as fotografias retrabalhadas compõem as obras presentes na mostra e foram registradas desde os anos 1940 até os dias atuais: abraços, choros, sorrisos de familiares, amigos ou anônimos trazem ao presente os sentimentos do passado.
 
A mostra faz parte de uma série de exposições propostas pelo Conselho Curatorial do Masp, com o papel de dar maior visibilidade à produção artística brasileira.